Siga nossas redes sociais
Logotipo - Vice-presidente do TRE-RS afirma que a desconfiança no sistema eleitoral é pior desinformação ao eleitor | Notícia | Serra em Pauta
Logotipo - Vice-presidente do TRE-RS afirma que a desconfiança no sistema eleitoral é pior desinformação ao eleitor | Notícia | Serra em Pauta
Siga nossas redes sociais Icone-x-twitter
  • serra-em-pauta_desktop-970x250_teste.png

Combate às fake news

Vice-presidente do TRE-RS afirma que a desconfiança no sistema eleitoral é pior desinformação ao eleitor

Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak palestrou na Câmara de Caxias nesta sexta-feira

Colunista - Redação

redacao@serraempauta.com

Gabriel Lain/Câmara Caxias/Divulgação
Foto Principal - Notícia

A vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) e corregedora Regional Eleitoral, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak participou do "Seminário de Combate às Fake News nas eleições 2022: Os desafios no enfrentamento à desinformação" nesta sexta-feira (29) na Câmara de Caxias do Sul. A atividade foi mediada pela juíza eleitoral da 136ª Zona Eleitoral de Caxias, Taise Velasquez Lopes.

Leia mais:
Advogado aborda o papel do profissional no combate à desinformação
Professor de Direito Eleitoral e Digital sustenta que a internet transformou o eleitorado
Seminário debate a segurança do voto eletrônico

Durante a palestra, a desembargadora explicou o que são as fake news, sua propagação, causas e consequências, assim como as medidas que o TRE-RS adota para lidar e prevenir a desinformação. Vanderlei abriu o espaço explanando os tipos, objetivos, características e formas que a população pode conferir informações. Ela também enfatizou que a preocupação do órgão eleitoral é a segurança do eleitor, para que ele possa conscientemente e livremente chegar no dia da eleição votar com toda a liberdade e com todas as informações necessárias.

"A pior desinformação que pode passar para o eleitor é de desconfiança no sistema eleitoral, porque nós estamos aqui para garantir o exercício da democracia, a justiça eleitoral não tem qualquer outro interesse".

Quanto a atuação do TRE ela reforçou que a maior medida de enfretamento à desinformação é o esclarecimento e conscientização, tentando levar para o maior número de pessoas informações sobre o funcionamento das instituições públicas e que estruturam o Poder público, da Justiça Eleitoral e do funcionamento das eleições.

A painel contou com o secretário da Corregedoria Regional Eleitoral e membro da Comissão de enfrentamento à Desinformação do TRE-RS, Rafael Nunes, que apresentou o trabalho e as ações da Justiça Eleitoral no resguardo dos eleitores.

O grupo tem o objetivo de garantir aos cidadãos que votam condições e discernimento frente as informações falsas, para que ele possa fazer a diferenciação do que é verdadeiro ou não, especialmente pelas rede sociais.

Segundo ele a intenção é "alcançar ao eleitor uma alfabetização digital, para que ele possa fazer essa diferenciação e exercer livremente o seu voto e não termos uma corrupção no que tange o processo eleitoral como um todo".

A organização atua combatendo a desinformação com informação atual, correta e imparcial por meio de dinâmicas e palestras voltadas para escolas, universidade e entidades. Além disso, produz conteúdos digitais e cartilhas de informação. Todas essas medidas podem ser acessadas no site oficial do Tribunal Regional Eleitoral pelo link.

Vandelei finalizou sua palestra ressaltando que é papel de todos combater a desinformação, em especial no período eleitoral e pede que tenhamos cuidado com que divulgamos.

Leia também:
Caxias do Sul participa de seminário sobre regularização fundiária
Prefeitura de Caxias protocola LDO com previsão de déficit de R$ 278 milhões para 2023
Caxias do Sul apresenta proposta de concessão para tratamento de resíduos
Aterro sanitário Rincão das Flores recebe plantio de mudas nativas ameaçadas de extinção
Prefeito de Caxias quer transferência do Aeroporto Hugo Cantergiani para o Município

Tags:

Câmara de Caxias seminário combate fake news vice-presidente TRE-RS desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak Caxias do Sul